Notícias do Seminário

 

            É difícil relatar sobre o I Seminário de Informática na Educação de Cataguases que aconteceu na última semana aqui no Instituto Francisca de Souza Peixoto. Difícil porque eu como organizadora automaticamente me torno suspeita. Por isto não esperem que destaque os pontos fracos. Mesmo porque não foram muitos.

Contei com palestrantes competentes, assessoria de imprensa, núcleo de tecnologia e com o laboratório áudio visual do Instituto Cidade de Cataguases. Todo o evento foi transmitido através do Stickam e pôde ser assistido por convidados de outros estados. Videoconferências permitiram que as professoras Emília Maria Santiago Miranda, de Portugal, e Gládis Leal Santos, de Joinville, compartilhassem suas experiências com os participantes seminário.

Os temas abordados foram todos voltados para informática na sala de aula. Na quarta-feira abri o evento relatando minha experiência na Biblioteca Digital. Em seguida ouvimos Emília Miranda que nos contou um pouco da história das tecnologias de informação e comunicação em Portugal. Emília deixou os ouvintes entusiasmados quando afirmou não conhecer muito bem a informática. O entusiasmo se deu porque mesmo sem grande afinidade com a máquina ela desenvolve um trabalho espetacular de incentivo a leitura e a escrita utilizando a Internet quer no site Netescrit@, quer no blog Netescrit@. Alessandro Carvalho fechou os eventos do dia falando de Educação à Distância. Abordou com muita competência a EAD no Brasil, falou sobre os cursos e suas vantagens e desvantagens. Na quinta feira foi a vez da amiga, Gládis Leal relatar sua experiência colaborativa através de blogs. Rogéria Garonce falou sobre o prazer de aprender através dos jogos na internet. O seminário terminou com o gestor cultural, César Piva, falando sobre áudio visual e software livre, grande ferramenta para as escolas públicas.

O I Seminário de Informática na Educação de Cataguases foi livre de qualquer taxa e destinado principalmente a professores de escolas públicas de Cataguases e região. Ressalto aqui também a gentileza dos palestrantes em contribuir com suas falas sem ônus para o Instituto. Poder contribuir com a capacitação dos professores e assim promover a inclusão social de nossas crianças e adolescentes é o grande estímulo de nosso trabalho.

Obrigada a todos os que me ajudaram a tornar o evento inesquecível e fiquem atentos porque em 2007 tem mais. Veja as fotos ao lado.




[ ver mensagens anteriores ]



Meu nome é Andréa Toledo sou professora, moro em Cataguases - MG.
Gosto de Internet, crianças, livros e cinema.
Meu principal objetivo com este blog é divulgar e disponibilizar projetos educacionais em especial os de incentivo à leitura e de inclusão digital .


.:Currículo Lattes:.
  • Andrea Toledo




  • .:Seminário:.


    This album is powered by BubbleShare - Add to my blog

    .:Conheçam:.





    Chame-me quando estiver online.